Relatório dá mestrado a licenciados ‘pré-Bolonha’

Notícias por himem @ 17:10 |
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading ... Loading ...
Adicionar comentários
Imprimir Imprimir Enviar Enviar

Um relatório sobre a experiência profissional e a realização de uma cadeira ou seminários correspondentes a um máximo de 20 créditos vão chegar para que um licenciado que trabalhe há mais de cinco anos consiga o grau de mestre. Incentivar os que tiraram a licenciatura antes do processo de Bolonha a voltar à faculdade para tirar mestrado é um dos objectivos desta medida, recomendada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Há mais de um milhão de licenciados e a grande maioria, que se licenciou antes de Bolonha, pode beneficiar desta oportunidade e usar a formação da licenciatura e formação profissional para passar quase directamente à “segunda fase” de um mestrado.

Para os que não têm cinco anos de experiência profissional “relevante” há outra opção: apresentar uma dissertação “de pendor científico ou profissional”.

Em ambos os casos, o processo começa com a inscrição num “ciclo de estudos de mestrado da especialidade”, mas é possível avançar rapidamente porque a formação adquirida na licenciatura – mais longa do que as de Bolonha – e no trabalho são creditadas pelas universidades.

Também em ambos os casos a faculdade vai exigir alguma formação teórica complementar para atribuir o grau de mestre. Mas as cadeiras “não deverão ultrapassar um máximo de 20″ créditos, o que se pode obter facilmente num semestre, até através de seminários, em horário pós-laboral. Resta saber se o candidato terá de pagar as propinas correspondentes a todo ciclo, o que geralmente atinge os milhares de euros, apesar de não precisar de frequentar a maior parte das aulas.

“Já lutávamos há muito tempo para ver concretizado algo semelhantes”, explica o vice-reitor da Universidade de Lisboa, António Vasconcelos Tavares. Para o responsável, a recomendação é “importante para corrigir uma distorção que se introduziu com o processo de Bolonha”, já que muitas licenciaturas antigas “exigiam tantos ou mais créditos do que algumas das licenciaturas com mestrados integrados de Bolonha”.

Por outro lado, há cerca de 67 mil licenciados com o grau de mestre, obtido antes de Bolonha. Para estes, tirar mestrado significou dois a quatro semestres de carga lectiva e outro tanto para escrever dissertação. E geralmente era necessário uma nota mínima de 14 para entrar num curso. Com Bolonha, o mestrado é integrado e surge como a sequência natural das licenciaturas de três anos.

O CRUP não esconde que atrair estes licenciados “pré-Bolonha” é uma das formas para conseguir, em quatro anos, “um aumento de cerca de 60 mil diplomados” – uma meta do Contrato de Confiança estabelecido em 2010 entre o Governo e as universidades. “Sim, esperamos que esta formação atraia um público muito alargado para as universidades”, conclui o vice–reitor de Lisboa.

Gostas? Partilha!

2 Respostas para “Relatório dá mestrado a licenciados ‘pré-Bolonha’”

  1. Luis Diz:

    a seguir para obter o grau de doutoramento, basta beber 2 caipirinhas e 2 cervejolas sem vomitar. “Está aprovado”.

  2. himem Diz:

    hehe

Comenta este post

WWW.QUECENAFIXE.COM
Tema por: N.Design Studio. Editado e traduzido por Katiero.
Feeds RSS Registar Iniciar Sessão