Origem: Dose para cavalo, dose para elefante ou dose para leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais dos falantes. Supõe-se que o cavalo, por ser forte; o elefante, por ser grande, e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas de remédio para que este possa produzir o efeito desejado. Com a ampliação do sentido, dose para cavalo e suas variantes é o exagero na ampliação de qualquer coisa desagradável, ou mesmo aquelas que só se tornam desagradáveis com o exagero.
Quem não governa a lenha, não governa a casa que tenha. Quem não lerda não medra. Quem não pede, não o ouve Deus. Quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele. Quem não sabe ser caixeiro, que feche a loja.
Em 2008, o designer e escritor Kees van Dijkhuizen resolveu homenagear o cinema e compilou, num trailer de 6 minutos e 18 segundos, os seus filmes preferidos do ano. Deixou muitas fitas de fora. Pior: incluiu Haverá Sangue, vencedor de dois Óscares, no rol e foi duramente criticado pelos cinéfilos americanos. Tudo porque o filme, com Daniel Day-Lewis, estreou oficialmente em 2007 mas só chegou às salas europeias no ano seguinte. “Sou holandês, por isso é que o Haverá Sangue apareceu”, explicou, na altura, num blogue.
Desta vez, Kees van Dijkhuizen não quis deixar espaço para reparos por isso empenhou-se bem mais a sério. O resultado é um vídeo brilhante e cheio de ritmo, com cenas retiradas de 342 filmes estreados em 2009. Tudo em sete minutos. E com uma óptima banda-sonora.
A palavra manga vem do latim manica.Segundo o Dicionário Aurélio, ela era utilizada para designar a manga de túnica.Manica deriva do latim manus, que significa mão.
Comentários Recentes